4.1 Acordos e Protocolos

A ABPMP Portugal apoia as Instituições de Ensino e as Organizações na criação de curricula, materiais de apoio ao estudo e conteúdos essenciais à prática BPM, tendo como obrigatoriedade um alinhamento semântico e orientação ao BPM CBOK®, às diretrizes emanadas, ao Código de Ética e ao Padrão de Conduta da ABPMP International.
Este apoio é iniciado com uma primeira ação formativa para aprimorar o entendimento da prática, guiões e referenciais para cada módulo de acordo com a aprendizagem ministrada pela ABPMP.
Nas ações formativas continuadas, a partilha de conhecimento é assente num regime de autonomia por parte dos formadores acreditados, aplicando-se evidentes vantagens económicas e financeiras diretas para os parceiros e promotores, sob supervisão da ABPMP, mas sempre em sintonia e em perfeita concordância com o Acordo ou Protocolo formalizado.
A possibilidade das instituições de ensino, nomeadamente, academias, escolas de gestão e ensino superior (público, privado, particular e corporativo) que solicitem o apoio da ABPMP Portugal, devem submeter os conteúdos dos cursos ministrados para uma análise prévia.
Após aprovação por parte da ABPMP, poderão aplicar e passar a promover na sua oferta de mercado, os conteúdos programáticos específicos e com cursos acreditados. Caso o programa seja aprovado, é firmado um protocolo entre a ABPMP Portugal e a instituição de ensino.
É obrigatória uma associação direta dos coordenadores, professores e/ou responsáveis do curso, serem membros ativos da ABPMP Portugal e de acordo com os Estatutos. Os cursos criados, aprovados e avaliados são reconhecidos pela ABPMP Portugal, através de logotipo.
São objetivos gerais de um Acordo ou Protocolo:

  • Propor à Organização um ensino padrão, normas e diretrizes que apoiem o desenvolvimento do curso com as regras internacionais;
  • Partilhar conhecimentos práticos e técnicos, incluindo-se o estudo de casos para o desenvolvimento de todas as atividades e tarefas relacionadas com o curso;
  • Promover a produção científica através de artigos, publicações e grupos de interesse;
  • Alinhar o corpo docente que assegura o curso com métodos, práticas e filosofia da ABPMP;
  • Divulgar o curso através de meios de comunicação próprios e no site da ABPMP Portugal;
  • Autorizar a utilização do logotipo da ABPMP Portugal nos materiais de divulgação.

São pré-requisitos para a formalização do Acordo e Protocolo com a ABPMP Portugal:

 O programa do curso, no que diz respeito a cada módulo associado a Gestão por Processos de Negócio, deve estar alinhado aos conteúdos do CBOK®;
 A Organização deve formar e treinar os seus alunos, estudantes e profissionais de acordo com o Código de Ética e o Padrão de Conduta da ABPMP;
 O coordenador, professor e/ou responsável do curso, deve ter na sua equipa, pelo menos um formador, que assegure o(s) módulo(s) diretamente relacionado(s) com Gestão por Processos de Negócio. Este formador profissional tem de ter certificação CBPP® (Certified Business Process Professional).

Os parceiros que manifestem interesse na realização de ações com divulgação da ABPMP Portugal, podem apoiar os seus eventos, colaborar na disseminação do conhecimento e nas suas atividades, entre outras iniciativas.

Para manifestação de interesse preencha o Formulário